CCR RDN

Sobre a CCR RDN

A CCR RDN (anteriormente denominada CCR RodoNorte) era uma sociedade de propósito específico (“SPE”), que tinha como objeto  administrar as rodovias pertencentes ao Lote 05 do Programa de Concessão de Rodovias no Estado do Paraná, por meio da celebração do Contrato de Concessão nº 075/97, celebrado em 14 de novembro de 1997 com o Estado do Paraná, por intermédio do DER/PR, a União, por intermédio do Ministério dos Transportes (à época), o DNER (à época). Referido Contrato encerrou-se em 27 de novembro de 2021.

Após o término do Contrato de Concessão, em Assembleia Geral Extraordinária de Acionistas, realizada em 29 de novembro de 2021, foi deliberada a alteração estatutária da referida empresa, que deixou de ser uma SPE, passando a denominar-se inclusive RDN Concessões e Participações S.A. (“CCR RDN”).

Não obstante, é de suma importância registrar o histórico da CCR RDN, enquanto concessionária de rodovias responsável pelas rodovias do Lote 05 do Programa de Concessão de Rodovias no Estado do Paraná, num período de 24 anos, conforme a seguir:

As rodovias que foram administradas pela CCR RDN, no Paraná, têm extensão total de 487 quilômetros e formam o corredor de escoamento de alguns dos principais polos de produção agrícola e industrial do Estado. O sistema rodoviário pertinente ao referido Contrato de Concessão abrangia a BR-277 e a BR-376, que ligam Curitiba a Ponta Grossa e às principais cidades no norte do Estado; e a PR-151, entre Ponta Grossa e Jaguariaíva.

Além dessas, também a BR-373 e a PRC-373, trechos localizados no perímetro urbano de Ponta Grossa e que fazem ligação com as rodovias anteriores, nas saídas para as regiões norte e central do Paraná, interior de São Paulo, e de Foz do Iguaçu, também integravam o Contrato. A CCR RDN também realizou a manutenção de outros 80 quilômetros de rodovias de acesso, onde não existe a cobrança de pedágio.

O fluxo médio das rodovias é de 13 mil veículos por dia – com segmentos variando de 6 mil a 55 mil veículos, diariamente. A CCR RDN foi a maior das seis concessionárias do Programa de Concessão de Rodovias do Estado do Paraná (Anel de Integração). 

O sistema rodoviário atendido pela CCR RDN abrangia: 
- BR 277, entre Curitiba e São Luiz do Purunã;
- BR 376, entre Apucarana e São Luiz do Purunã, passando por Ponta Grossa;
- PRC 373/PR 151, entre Ponta Grossa e Jaguariaíva;
- BR 373, no perímetro urbano de Ponta Grossa (Av. Souza Naves), ligação da cidade com as saídas para o Norte do Paraná e Foz do Iguaçu.

Sua história coincide com a implantação do Programa de Concessões de Rodovias do Governo Federal, que autorizou a União a delegar rodovias federais aos Estados. Na época, tendo em vista as péssimas condições de pavimento e de tráfego da malha rodoviária paranaense (tanto federal quanto estadual), a escassez de recursos para sua restauração e duplicação, além da urgente necessidade de dar às rodovias as condições para alavancar o programa de desenvolvimento econômico do Estado, o Governo do Paraná encontrou no sistema de concessões a solução para recuperar rapidamente sua infraestrutura rodoviária.

Desde então, a CCR RDN trabalhou diariamente para combinar, da melhor forma, segurança, orientação e conforto para motoristas, passageiros e pedestres com padrões que permitam as melhores condições possíveis de fluidez de tráfego.   

Embora encerrado o Contrato de Concessão, faz-se necessário o saneamento de questões administrativas, como em qualquer empresa, motivo pelo qual foi realizada a alteração estatutária, inclusive com a alteração da denominação social.

Para maiores informações sobre o legado da CCR RDN no Paraná, em relação ao Contrato de Concessão nº 075/97, Clique aqui